Etiquetas

25 de setembro de 2017

GUARDA, CELORICO DA BEIRA

Celorico da Beira

Castelo de Celorico da Beira

Celorico da Beira é uma vila Portuguesa que pertence ao distrito da Guarda, encontra-se a 23 km da Guarda e 48 km de Viseu.

Celorico da Beira é também conhecida como a “Capital do Queijo da Serra da Estrela“, tendo já o Rei D. Dinis, em 1287, criado o primeiro mercado de queijo de Celorico da Beira.

PRAÇA DE SANTA MARIA (LARGO 5 DE OUTUBRO)



Praça de Santa Maria, Celorico da Beira
Praça de Santa Maria
 Na zona Histórica da vila de Celorico da Beira, perto do castelo e em frente à igreja de Santa Maria, ergue-se a Catedral do Queijo Serra da Estrela – O Solar do Queijo, edifício datado da segunda metade do Séc. XVIII.
Aqui, pode-se comprar e levar para casa, ou simplesmente degustar, com a garantia de qualidade, o tão afamado queijo, para além de outras deliciosas iguarias, de entre elas destacam-se: o farinheiro; a morcela; a chouriça; o presunto; o pão de centeio; o mel; as compotas; o vinho.


Praça de Santa Maria, Celorico da Beira
Brasão  
Antigos Paços do Concelho, data do séc. XVII, destacando-se na frontaria o brasão real e o brasão de armas da Vila. Albergou em diferentes épocas o tribunal e a cadeia, tendo sido recentemente recuperado e adaptado às funções que hoje desempenha.

IGREJA DE SANTA MARIA


A igreja de Santa Maria realça-se sobretudo por apresentar pormenores de construção de quatro épocas diferentes.

Igreja de Santa Maria, Celorico da Beira
Fachada da Igreja de Santa Maria
 Igreja paroquial de estrutura medieval, com sucessivas reconstruções, mantendo alguns elementos da primitiva edificação românica, nomeadamente na estrutura e cachorrada simples que ostenta no lado direito. A estrutura exterior não coincide com a interior, a primeira com volumes indistintos, sendo apenas visível no interior, as reais dimensões da capela-mor e a existência de sacristia é de planta retangular composta por nave e capela-mor.

Igreja Santa maria Celorico da Beira
O portal é encimado por janela em arco abatido com moldura recortada. formando falso frontão decorado com concheados, encimado por cornija curva. Remate em empena recortada com fragmentos de frontão em disposição invertida, coroado por cornija borromínica e cruz latina com hastes floreadas sobre plinto volutado e hastes floreadas.

Celorico da Beira
Janela em arco
No interior da igreja, realça-se o teto de caixotões do séc. XVIII cuja autoria é atribuída a Isidoro de Faria.

Igreja de Santa Maria, Celorico da Beira
Interior de Igreja de Santa Maria

O interior da igreja, de nave única, é revestido por painéis de azulejo azul e branco, de padrão seiscentista.
A tribuna possui ao centro imagem da Virgem, ladeada por mísulas com imagens. O conjunto é rematado por duplo frontão interrompido, com espaldar ladeado por pilastras e remate em cornija. O espaço da nave e a capela-mor são cobertos por abóbadas de berço de madeira com caixotões pintados com motivos hagiológicos.
Igreja de Santa Maria, Celorico da Beira
Ambão





Igreja de Santa Maria, Celorico da Beira
Pia de Água Benta
No ano de 1700 foram colocados os painéis de azulejos que revestem interiormente a igreja.

Igreja de Santa Maria, Celorico da Beira

Sacrário

CASTELO DE CELORICO DA BEIRA


Celorico da Beira teve um papel preponderante na defesa contra as investidas castelhanas e muçulmanas durante a Idade Média. Celorico da Beira, em conjunto com Trancoso e Linhares, formava um poderoso triângulo defensivo da Beira.
O Castelo de Celorico da Beira é testemunho destes tempos, em estilo românico-gótico.

Castelo de Celorico da Beira
Torre de Menagem

O Castelo de Celorico da Beira apresenta planta no formato oval irregular, onde se identificam elementos do estilo românico e do estilo gótico. Os muros, desprovidos de merlões, conservam o adarve e as escadas de acesso, sendo rasgados por duas portas: a principal, a sul, e a Porta da Traição, a oeste.
Castelo de Celorico da Beira

                                                      Vista do Interior do Castelo

Castelo de Celorico da Beira
Porta Principal
Ambas as portas são em arco de volta quebrada, recobertas por abóbada de berço quebrado, conservando os gonzos de cantaria, comunicando com a parte histórica da vila. 

Castelo de Celorico da Beira
Porta da Traição
Atualmente não existe a cerca da vila, desaparecida desde o século XVIII, da qual subsiste apenas a chamada Torre do Relógio, observa-se ainda a cerca amuralhada do castelo, delimitando a cidadela, reforçada a oeste por cubelos.

Castelo de Celorico da Beira
Interior do Castelo Torre de Menagem


Castelo de Celorico da Beira
Interior do Castelo

O topo da muralha é percorrido por adarve e em seus panos rasgam-se duas portas.
Todo o centro histórico de Celorico da Beira respira um ambiente medieval, com as suas casas graníticas, as ruas tornam-se aprazíveis pelo colorido das flores. 



 Celorico da Beira
Passear pelas ruas do Centro histórico
Celorico da Beira
Uma das ruas do Centro Histórico

Café Mercearia Santa Maria

Café situado junto á Catedral do Queijo Serra da Estrela, apresenta um espaço agradável, onde a arte beirã de bem receber está bem patente.   
 Celorico da Beira
Interior do Café

 Celorico da Beira
Pormenores do Interior


ATÉ BREVE CELORICO DA BEIRA ................

Sem comentários:

Enviar um comentário